Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos promove, de 2 a 4 de junho, a 3ª edição do Avoando SFX – Festival de Observação e Conservação de Aves. As atividades, todas gratuitas, acontecem no distrito de São Francisco Xavier e no Parque Vicentina Aranha (confira a programação completa abaixo).

Os interessados em participar das observações de aves, que acontecerão em São Francisco Xavier e no Parque Vicentina Aranha, e do mini-curso de observação da aves, que acontecerá somente em SFX, devem se inscrever por meio de formulário online. As vagas são limitadas e as inscrições são confirmadas por e-mail.

O evento contará ainda com palestras, rodas de conversa, exposição de fotos e de trabalhos de artesãos de SFX, concentradas no auditório da Escola Municipal Mercedes Rachid Edwards (Estrada Municipal Vereador Pedro David, 19.251).

O festival é realizado pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Save Brasil, principal entidade brasileira na área de conservação de aves e realizadora do Projeto Jacutinga, que reintroduz jacutingas em São Francisco Xavier.

Com mais de 1.900 espécies registradas, o Brasil é o segundo país em diversidade de aves. Desse total, cerca de 450 vivem em São José, sendo 383 já registradas em São Francisco Xavier.

O objetivo do festival é estimular o turismo de observação de aves e a conscientização ambiental no distrito, área de grande biodiversidade e importância ambiental. Promovido pela primeira vez em 2019, o evento não teve sequência nos dois anos posteriores devido às restrições impostas durante a pandemia de covid, e foi retomado em 2022.

O festival têm apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de São José dos Campos), Fundação Florestal e APA SFX, Associação Regenera Yama e Parque Vicentina Aranha.