O município está programado para receber um aporte financeiro significativo, no valor de R$ 833.650,65, destinado à execução desse projeto inovador.

O reconhecimento ocorre após o lançamento, em 13 de setembro, do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana pelo governo federal em Brasília. A iniciativa visa promover segurança alimentar, inclusão socioeconômica e resiliência climática nas cidades, contando com a participação da ministra Marina Silva e dos ministros Wellington Dias e Paulo Teixeira.

O programa, estabelecido pelo Decreto nº 11.700 assinado pelo presidente, conta com a colaboração de diversos ministérios, incluindo o Ministério do Trabalho e Emprego, além de representantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O lançamento ocorreu durante um seminário em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas.

Como parte dessas iniciativas, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promoveu um edital de R$ 7 milhões para apoiar projetos inovadores relacionados à compostagem e agricultura urbana e periurbana. O projeto de São José dos Campos, apresentado em meio a um prazo desafiador, destacou-se entre os melhores, ocupando a oitava posição geral e a quarta posição regional (Região Sudeste).

A Agência Ambiental desempenhou um papel crucial ao colaborar ativamente com as prefeituras consorciadas para sua participação no mencionado projeto. Disponibilizando seu corpo técnico multidisciplinar, a agência e as prefeituras uniram esforços para apresentar, dentro do prazo desafiador, um projeto de excelência. A prefeitura de São José dos Campos aceitou o desafio com determinação, mesmo diante do curto prazo, e através de um esforço conjunto notável, o projeto foi entregue minutos antes do encerramento do prazo estabelecido.

A notícia alentadora de que nosso projeto foi classificado chegou ontem, 30 de novembro, destacando o êxito da colaboração entre a Agência Ambiental e a prefeitura. A abordagem dedicada e a entrega pontual do projeto refletem o comprometimento e a eficácia dessa parceria, resultando em uma conquista significativa para São José dos Campos e um reconhecimento merecido no âmbito do programa nacional.

A conquista assegura uma verba significativa para a cidade, evidenciando o comprometimento e a eficiência do projeto. O montante de R$ 833.650,65 será direcionado à execução das propostas, que envolvem práticas sustentáveis, geração de emprego e renda, além de contribuir para a qualidade ambiental e adaptação às mudanças climáticas. Essa conquista ressalta o esforço conjunto da Agência Ambiental do Vale do Paraíba e da prefeitura de São José dos Campos na concretização desse projeto de relevância nacional.